quinta-feira

Uma nova geografia (Aquecimento global redefine fronteira entre Itália e Suiça)


MATTERHORN, NO LADO SUIÇO

As fronteiras entre os países sempre foram estabelecidas por guerras ou por tratados diplomáticos. Em tempos atuais, são defenidas também pelo aquecimento global. Uma nova demarcação entre Itália e França deverá ser aprovada no Parlamento italiano no final deste mês. O motivo: com o derretimento das geleiras, verificou-se que "nem sempre a linha do cume coincide com a montanha que está por baixo", afirmou o deputado Franco Narducci, autor do projeto de lei. Onde não há mais neve a divisão será o topo da rocha.
A atual fronteira entre os dois países foi demarcada em 1861, com a formação do reino da Itália, e sofreu pequenas alterações até a década de 1970. Uma comissão de especialistas italianos e suiços verificou recentemente a diminuição das geleiras em torno do monte Cervino, também chamado de Matterhorn no lado suiço. A linha exata formada pelas montanhas será estabelecida por imagen aéreas. O deputado Narducci irá propor a mesma negociação para França e Áustria, diz a CNN.
A nova lei será votada apenas pela Itália. É mera formalidade. Os dois países já trocaram protocolos a respeito. O tratado slterará o domínio dos territórios em no máximo 100 metros. Como são áreas inabitadas ninguém terá de trocar a nacionalidade. A mudança, portanto, é simbólica. O derretimento da neve nos Alpes preocupe os ambientalistas há algum tempo. Estima-se que, nos cumes, a temperatura tenha subido até 6 graus celsius nas últimas três décadas. Cientistas do Instituto de Ecologia do Tirol do Sul, na Itália, alertam para chuvas cada vez mais intensas devido ao aquecimento.
A ausência de neve ameaça até o turismo de inverno local. Atualmente 80% das pistas de esqui da região central dos Alpes são artificiais, diz a agência Deutche Welle. Estações tradicionais, como a Zermatt, na Suiça, começam a se preparar para temporadas sem neve e investem na construção de spas, restaurantes e shopping centers para atrair turistas dispostos simplesmente a descançar.