quinta-feira

O encontro dos crentes...

A principal corrente do ambientalismo diz que a mudança climática se deve principalmente à ação do homem. A posição foi mantida por biólogos, meteorologistas e físicos partidários dessa linha na semana passada durante encontro em Copenhage, na Dinamarca. Os pesquisadores apresentaram cerca de 1,5 mil artigos científicos, alguns inéditos.
A conferência foi uma espécie de prévia do próximo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), que será realizado também na capital dinamarquesa em dezembro. O tom:pessimismo.
Um dos dados apresentados foi o do aumento do nível dos mares, duas vezes mais rápido do que o previsto há dois anos, informa a Ecnomist. As águas poderão subir entre 50 e 100 centímetros até 2100. É fenômeno decorrente do degelo dos dois polos, provocado pela emissão de gases que formam o efeito estufa. Cerca de 600 milhões de pessoas vivem em áreas que podem ser inundadas. Outro estudo, este feito pela Nasa aponta que o calor absorvido no Ártico quadruplicou nos últimos 30 anos. A conclusão do encontro: a ação do humano deve parar - e já.