sexta-feira

Seminário debate infraestrutura e meio ambiente

Água, energia e transportes - setores incluídos entre as chamadas infraestruturas críticas - entraram na pauta do Ministério do Meio Ambiente na última semana. O secretário de Recursos Hídricos, Silvano Silvério, e o analista Bruno Carvalho participaram de seminário, promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, onde foram debatidos os impactos ambientais em caso de acidente envolvendo esse tipo de instalações.
Além da segurança da infraestrutura, o encontro serviu para identificar onde estão os pontos mais vulneráveis e discutir estratégias emergenciais para prevenir e enfrentar acidentes envolvendo impactos ao meio ambiente. Para os técnicos do MMA, neste tipo de infraestrutura o risco ambiental está presente desde a fase de instalação até a de operação.
O seminário reuniu representantes dos comandos das Forças Armadas, ministérios da Fazenda, do Meio Ambiente e da Justiça, Itaipu, Banco Central, Inpe e Defesa Civil. O objetivo do seminário foi a troca de informações entre as instituições e a importância da atuação de cada uma delas em casos de acidentes. O rol das infraestruturas críticas envolve também o sistema financeiro e de comunicações.